Nesta semana, entre os dias 12 e 16 de fevereiro, estiveram reunidos em Porto Maldonado (Peru), a presidência da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), várias lideranças e equipes dos diferentes países que compõem a rede, além de outros atores presentes na Amazônia.
Na pauta, estiveram presentes temas relacionados à Amazônia, ao Comitê Ampliado e outros temas mais gerais sobre os Direitos Humanos e os Povos Amazônicos e Justiça Socioambiental e bem viver.
Na ocasião, o grupo visitou uma comunidade local para conhecer alguns trabalhos realizados, num gesto de aproximação. Ainda, na pauta do encontro, o grupo dialogou sobre a COP 16, o Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), e os 10 anos da REPAM.
Ir. Maria Irene Lopes, secretaria executiva da REPAM-Brasil e assessora da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia esteve presente no encontro, juntamente com a articuladora da REPAM-Brasil, Dorismeire Vasconcelos. Para Ir. Irene, a semana de intensos trabalhos e vivências foi importante para organizar a caminhada ao longo do ano de 2024. “Trocar experiências e fortalecer nossos laços com os demais países que compõem a rede fortalece a nossa missão e nos lembra sempre de que não estamos sozinhos”, concluiu a religiosa.