Após oito anos da publicação da encíclica Laudato Si’, o Papa Francisco divulgou hoje, 4 de outubro, a segunda parte do documento sobre os cuidados da Casa Comum. Nesta quarta-feira, a Igreja também celebra a festa litúrgica de São Francisco de Assis e encerra o Tempo da Criação, iniciativa ecumênica que mobilizou cristãos do mundo inteiro a rezarem e cuidarem da criação de Deus.
A nova exortação apostólica intitulada “Laudate Deum” (Salve a Deus) pretende “olhar sobre o que aconteceu e dizer o que precisa ser feito” e refletir sobre a importância do compromisso de salvaguardar a criação como um dom sagrado do Criador.
O documento dirigido “a todas as pessoas de boa vontade sobre a crise climática” apresenta uma análise da crise climática global e denuncia o “desequilíbrio global causado pelo aquecimento global”. Na exortação, o papa também cita o paradigma tecnocrático, tema também abordado na Laudato si’, que segundo ele está “por trás do atual processo de degradação ambiental”.
Acesse a íntegra do documento AQUI
Divulgação
Em uma conferência online, a partir das 15h no horário de Brasília, o Movimento Laudato Si’ conversa com pesquisadores, religiosos e leigos sobre os principais pontos da nova exortação apostólica. Para participar,.os interessados devem fazer a inscrição no link: https://laudatosimovement.org/pt/.
Também ocorre, na Itália, uma leitura pública da Laudato Deum para incentivar o conhecimento sobre o novo documento. O evento reunirá leitores, prefeitos, escritores, bispos e grupos de leituras. Após a leitura, um vídeo sobre o documento será divulgado.
No Brasil, a Campanha Laudato Si’, em parceria com a Basílica Santuário São Francisco de Assis, realiza uma celebração eucarística em ação de graças pela Laudate Deum. A celebração acontecerá na Basílica Santuário São Francisco de Assis, às 19h, com a presença de Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar e Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Comissão de Episcopal para Ecologia Integral a Mineração da CNBB também promove uma reflexão e debate sobre a Laudate Deum, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal de Youtube da CNBB.
Fonte: REPAM-Brasil