Dom Mário Pasqualotto anuncia uma nova Fazenda da Esperança em Parintins

São muitas as dioceses da Região Norte do Brasil que tem Fazenda da Esperança, segundo o bispo auxiliar emérito de Manaus, dom Mário Pasqualotto. Ele lembrou que são 27 fazendas e anunciou em entrevista à Rádio Rio Mar que mais uma fazenda será implantada no município de Parintins, um sonho que já vem de 1993. Nessa diocese já existe uma Fazenda Esperança no município de Maués.

O projeto está em fase de documentação do terreno, disse o bispo, e estão sendo dados diversos passos prévios à construção da sede. Nesta sexta-feira, 14 de março de 2025, foi celebrada uma missa, presidida por dom Mário Pasqualotto, na catedral Nossa Senhora do Carmo, que também contou com a presença do bispo diocesano, dom José Albuquerque de Araújo, e do bispo emérito, dom Giuliano Frigenni. Nessa celebração aconteceu o Jubileu dos movimentos e comunidades de vida na diocese de Parintins. Na manhã do domingo 16 de março será celebrada mais uma missa na Vila Amazonia, local onde será construída a Fazenda, e outra eucaristia na noite do mesmo domingo.

Dom Mário Pasqualotto insistiu na importância de quando nasce uma Fazenda da Esperança, “a comunidade abrace, conheça, se sensibilize”, relatando como isso foi importante quando foi criada a Fazenda da Esperança em Manaus, insistindo no necessário envolvimento das autoridades locais para que a iniciativa tenha êxito.

O bispo destacou a importância do povo “amar esta realidade, sentir a importância deste evento para o bem das famílias”, que muitas vezes passam por graves dificuldades em consequência da droga e do álcool. Ele fez um listado de possíveis modos de ajuda, tanto as pessoas como as lojas.

A Fazenda da Esperança é um lugar que tem a presença de Deus”, disse dom Mário. Ele ressaltou que “Deus está presente onde tem mais sofrimento”. Junto com isso, ele insistiu em que “é Jesus que trabalha, é Ele que mexe com o coração” e na importância da Palavra de Deus. Isso porque a Fazenda da Esperança não é uma clínica, é um centro de espiritualidade, onde os internos vão encontrar Deus, algo que transforma sua vida, descobrindo uma vida nova, que leva a muitas pessoas a consagrar sua vida, algo que o bispo considera um milagre.

Finalmente, o bispo animou a destinar a porcentagem que a lei determina na declaração do imposto de renda para obras sociais, dentre elas as obras que a Fazenda da Esperança realiza com crianças e idosos.

Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1