Assembleia da Diocese de Coari em Manacapuru prepara o Jubileu da Esperança

A diocese de Coari realizou de 14 a 17 de novembro de 2024, em Manacapuru a IX Assembleia Diocesana de Pastoral, a instância mais ampla de responsabilidade e participação na vida pastoral da diocese. A assembleia foi oportunidade para discernir os sinais dos tempos, compreender as necessidades das comunidades e, com sabedoria e amor, orientar as ações pastorais e missionárias, tendo como objetivo avaliar, refletir, rezar, trocar as experiências, celebrar a Eucaristia, vivenciar a eclesialidade e planejar a ação missionária.

A assembleia pastoral é composta por membros como o bispo diocesano, vigário geral, presbíteros, diáconos, coordenadores das pastorais, representantes de comunidades religiosas, movimentos, serviços, coordenadores das comunidades, lideranças e representantes leigos de cada paróquia. A assembleia pretende ser uma representatividade das comunidades, tanto urbanas quanto ribeirinhas e rurais. Nela são definidos prioridades, objetivos e programas de ação evangelizadora. Tudo isso, sabendo que a Igreja por sua natureza é missionaria e por isso o Papa Francisco nos convida a sermos uma “Igreja em saída”, vivendo num clima de sinodalidade, participação, comunhão e missionariedade, algo que foi refletido no recém finalizado Sínodo sobre a Sinodalidade.

A assembleia, onde participaram 234 pessoas, entre leigos e leigas, religiosos e religiosas, padres, diáconos, seminaristas e o bispo, foi realizada na paroquia Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru, e teve como tema “No Jubileu da Esperança, buscamos a conversão, renovando a vocação e a missão”. No clima do próximo Ano Jubilar, a assembleia iniciou no dia 14 com uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento, na igreja de São Francisco. No dia 15 de novembro, as atividades iniciaram com a celebração da Eucaristia, na Igreja Matriz, e a reflexão do coordenador diocesano de pastoral, padre Valdivino Araújo sobre o Ano Jubilar da Esperança, aprofundando o bispo diocesano, dom Marcos Piatek, na tarde do dia 15 sobre a conversão e reconciliação, uma das propostas fundamentais do Papa Francisco para o Ano Jubilar da Esperança. O bispo apresentou a teologia do sacramento da reconciliação, à luz do pensamento de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja e padroeiro dos confessores, para finalizar o dia com a celebração do sacramento da reconciliação, uma oportunidade para sentir de perto o convite à conversão do Ano Santo da Esperança.

A assembleia refletiu também sobre vocação e ministérios, com a assessoria da Ir. Neidiane Monteiro, Pia Disciplina do Divino Mestre e do padre Delaci Araújo. O “Decreto, Regulamento e Manual de Proteção de Crianças, Adolescentes e Adultos Vulneráveis”, foi apresentado pelo Pe. Elcivan Alencar, encerrando o dia com a noite cultural. No último dia da assembleia a reflexão teve como tema a “Missão que exige conversão, como resposta com serviços e ministérios à vocação”, com a assessoria do padre Raimundo Gordiano e Jose Kennedy, da arquidiocese de Manaus. Os participantes da assembleia aprofundaram sobre as coisas práticas que tocam a vida evangelizadora no dia a dia da diocese de Coari.

A assembleia definiu os lugares de peregrinação no Ano Santo do Jubileu da Esperança na diocese de Coari: a Catedral Sant’Ana de Coari, Santuário São Francisco, em Anamã, e a Igreja Matriz da Paroquia Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru. A X Assembleia Diocesana de Pastoral será realizada de 28 a 30 de novembro de 2025, na Paroquia São Pedro, em Coari. A IX Assembleia Diocesana de Pastoral da diocese de Coari foi encerrada com a missa campal, presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos padres da diocese de Coari, pelos missionários redentoristas que trabalham na Paroquia Nossa Senhora de Nazaré e alguns convidados. A celebração foi momento para agradecer a Deus por toda a obra evangelizadora realizada na diocese de Coari. Igualmenye, foi momento para agradecer a Deus pelo encerramento do Jubileu dos 160 anos da fundação da Paroquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru, que acolheu a assembleia.

No final da Eucaristia, o bispo diocesano, dom Marcos Piatek, agradeceu a Deus, aos participantes, à paroquia Nossa Senhora de Nazaré, às famílias que acolheram os participantes nas suas casas, às pessoas que cuidaram da logística desde alimentação até a limpeza, aos padres, religiosas e a todos os participantes, pedindo que esta IX Assembleia Diocesana de Pastoral possa trazer abundantes frutos no crescimento do Reino de Deus na diocese de Coari.

Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1 – Com informações da diocese de Coari