1º Encontro Vocacional Indígena 2024
Tupana cuca naca’! Deus te chama!
De 19 a 23 de AGOSTO, foi realizado em Belém do Solimões o 1º Encontro Vocacional Indígena de 2024 com 35 jovens Ticuna das comunidades das Paróquias de Benjamim, Tabatinga e Belém!
Formações bíblicas e testemunhos sobre CADA VOCAÇÃO (Vida Matrimonial, Religiosa e Sacerdotal), de orações (Leitura Orante, Missa, Terço…), dinâmicas, trabalhos em grupo, teatros, fraternidade e lazer… tudo valorizando a língua e cultura ticuna!
Importante foi a palestra do psicólogo Everton e da equipe do Polo Base de Saúde sobre o Alcoolismo e drogas e, logo em seguida, o grande testemunho de jovens ticuna, Michel e Euclides, que voltaram da Fazenda da Esperança totalmente renovados, com uma vida saudável e nova!
GRANDE PARTICIPAÇÃO, seriedade, alegria e generosidade dos jovens e, no final do encontro, cada vocacionado e vocacionada indígena escolheu e confirmou COMPROMISSOS para viver em sua comunidade, entre outros:
1 – fazer um SERVIÇO na sua comunidade toda semana (catequese, celebrações, Dizimo, grupos de jovens, terço…) e TODO MÊS fazer visitas missionárias nas outras comunidades.
2 – REZAR pessoalmente TODO DIA (leitura pessoal da Palavra de Deus) e na comunidade TODA SEMANA (terço, celebração), pela própria vocação e pela vocação dos outros vocacionados/as.
3 – DAR O BOM EXEMPLO para poder falar e orientar os outros. Trabalhar para a ECOLOGIA cuidando da natureza e de sua comunidade…
4 – Falar de sua vocação com homens ou mulheres de Deus com experiencia (Ministros, Diácono, Catequistas, Freis, irmãs…) para tirar dúvidas e compreender melhor.
OBRIGADO de coração a toda a Equipe Vocacional Indígena,
aos Frades Menores Capuchinhos,
as Irmãs Missionárias da Imaculada (SANTA RITA),
aos Jovens que voltaram da Fazenda da Esperança e a Equipe do Polo Base de Saúde,
a preciosa EQUIPE das PANELAS (Missionários/as da CARIDADE!)
pela preciosa ajuda em prol da VIDA deste jovens indígenas!
PARABÉNS jovens indígenas!
Ngi’ã tayumuẽgü erü Tupana guῧma i duũ’ῧgüca naca’…
REZEMOS a fim de que, pela intercessão de Maria Mãe das Vocações, o Espírito do Senhor ilumine e conduza os vocacionados e vocacionadas do mundo inteiro!
Não tenham medo! Tupana taetü naweme!
Reprodução: Povo Ticuna de Belém do Solimões