Foi lançada na segunda-feira, 20 de maio, durante uma live, a música do hino oficial em comemoração aos 10 anos da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM. Desde o início do ano, a Rede se prepara para celebrar, no dia 12 de setembro, uma década dedicada à missão de ser e estar a serviço da vida dos povos e do cuidado com a Casa Comum.
Letra do Hino
De autoria de Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo da Arquidiocese de Palmas e vice-presidente da REPAM-Brasil, a letra “Ó querida e amada REPAM” foi inspirada na caminhada da REPAM.
Dom Pedro afirmou que a música foi construída de forma atemporal para ser utilizada não só nos 10 anos da REPAM. “Gostaríamos que fosse um hino, uma trilha sonora para ser utilizadas nas programações e atividades da REPAM, porque as vezes percebo que nos falta poesia em nosso trabalho missionário e pastoral. Penso sempre que somos muito técnicos, políticos, profissionais, razão e precisamos de poesia para missão também”, destaca.
“Nessa poesia eu dei esse tom querida e amada Amazônia REPAM, como artesã, com manhã, sinodal. Dando uma série de metáforas. Lembrei dos barcos pequenos, tenda armada, caravana, catavento e inclui palavras cheias de significado e compus a letra”, explica o vice-presidente da REPAM.
Autor da Música
A música foi criada pelo compositor e pároco da Paróquia São Gregório Nazianzeno, em Turvânia (GO), Pe Wallison Rodrigues. Ele conta que a música nasceu como um grito. “O hino é um grito, de fato, de quem quer manifestar essa missão. Desperta em cada manhã a mesma força. Foi diante desse espírito que o início da música surgiu, ou seja, de um grito”.
“É um canto de festa, mesmo estão embalados pelas vozes e cadência da percussão. Mas sobretudo, o que chamou a melodia, o hino tem que estar ligado ao batido do coração. O refrão exige que cante num ritmo mais compassado e as estrofes com mais movimentos. Quando fiz, a noitinha, o coração já batiam mais cansado. E no início da manhã do outro dia ao sentir a melodia, fiz com que a percussão fosse crescendo e começasse entendendo o que se canta, e fosse crescendo e explodisse no final. Para que quem a ouça possa sentir de uma forma e interpretá-la”, conta o Pe. Wallison.
Vozes
A Irmã Flávia Gonçalves, que é uma das vozes na música “Ó Querida e Amada REPAM”, conta que no início teve receio de não dar conta, mas que depois foi entendendo o sentido da gravação e daquilo que a REPAM faz muito bem: a inclusão das pessoas que estão lá nas comunidades, as pequenas comunidades indígenas, as rurais, a evangelização da catequese, da liturgia e das famílias.
“O convite e ter participado da gravação deixou-me feliz, pois foi e é uma forma de incluir todas as pessoas que fazem esse trabalho de formiguinha nas comunidades a trabalhar nesse projeto tão bonito da REPAM. A música traz essa identidade da REPAM, logo quem a ouvir vai se sentir dentro da Amazônia. Gratidão pela oportunidade de contribuir nessa canção”, ressaltou a religiosa.
Letra
Ô ô ô ô…
Ó querida e amada REPAM,
Rede e Tenda Eclesial,
Tecida com mão artesã
Na Amazônia Legal.
Desperta em cada manhã,
A nossa missão sinodal.
Desperta em cada manhã,
‘A nossa missão sinodal.
Uma rede em constante movimento,
Embalada pela chuva e pelo vento.
Mãos de artistas, com os fios, a interligar
Cada laço, em cada espaço, em todo lar.
Voadeira que carrega a unidade,
Na beleza da multidiversidade.
Traça em fios a arte da contemplação.
Verdadeira caravana de oração.
Tenda armada, em caravana formativa.
É presença, é virtual e é interativa,
Nas janelas de nossa Casa Comum
Onde todos, irmanados, somos um.
Catavento pelas sendas do País.
Amazonas, faz o povo mais feliz.
Glória a Deus, Laudato Si, em louvação.
Por seus feitos, nossa eterna gratidão!
Ô ô ô ô…
Ó querida e amada REPAM!
Faça o download da letra em PDF aqui.
Partitura
Clique AQUI e baixe a partitura cifrada do hino
Aprenda a cantar o hino “Ó querida e amada REPAM” com o vídeo produzido pela REPAM-Brasil.