Na quinta-feira, 7 de março, a Rede Eclesial Pan-Amazônica REPAM-Brasil e a Comissão Especial Episcopal da Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram da formação “O Diácono Permanente: identidade e responsabilidade missionária”, na sede do Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), para apresentar sua missão e organização.
Participaram da atividade, a secretaria executiva da REPAM-Brasil e a assessora da Comissão para a Amazônia, Irmã Maria Irene Lopes, a articuladora territorial, Dorismeire Vasconcelos, a analista financeira, Denyse Leite, e o assistente administrativo, Antônio Lisboa, além dos diáconos permanentes e suas esposas, e candidatos ao diaconato permanente.
Durante o momento, as organizações promoveram um momento de convivência e partilha de experiências, de apresentação institucional e do trabalho missionário da Igreja realizado a serviço da vida dos povos na Amazônia.
Sobre o Curso
O curso “O Diácono Permanente: Identidade e responsabilidade missionária” ocorreu entre os dias 4 e 8 de março e teve como objetivo proporcionar aos participantes uma reflexão e aprofundamento sobre o significado da pessoa do diácono permanente em vista da missão que lhe foi confiada, de “ser ícone de Cristo-Servidor que constitui a identidade profunda do diácono” (Doc. 74 da CNBB, 39), numa Igreja sinodal, em saída e em estado permanente de missão.
A atividade é uma realização do Centro Cultural Missionário (CCM) em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Comissão Nacional de Diáconos Permanentes.