O bispo de Roraima e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), Dom Evaristo Pascoal Spengler, e a secretária executiva da Rede e assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CEA), Irmã Maria Irene Lopes, e o assessor jurídico, Melillo Dinis, estiveram, na manhã desta terça-feira (21), na sede do WWF Brasil, em Brasília, em visita institucional.
Na ocasião, trataram de pautas de interesse da Amazônia, em especial, sobre os impactos da mineração, disputas fundiárias, desmatamento e mudanças climáticas. Eles foram recebidos pelo diretor de políticas públicas, Raul Telles, pelo especialista em conservação ambiental, Rodrigo Agra e a advogada e analista de políticas públicas, Ariene Bomfim.
A REPAM-Brasil levou ao WWF-Brasil o resultado do processo de escuta dos povos da Amazônia, realizado entre outubro e novembro deste ano. No documento, os povos amazônidas apresentam diversas problemática, como os impactos dos grandes projetos na Amazônia, a mineração e entre outros.
Durante o encontro, Raul Telles apresentou um novo estudo do WWF sobre os níveis de contaminação dos peixes na Amazônia, gerado pelo uso de mercúrio na atividade garimpeira, lançado em maio pela entidade.
Ao final do encontro, Dom Evaristo destacou a importância do momento e se colocou à disposição para futuras parcerias e ações em conjunto, especialmente, no enfrentamento ao garimpo ilegal na Amazônia.