A assessora da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA) e secretaria executiva da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), Irmã Maria Irene Lopes, marcou presença no Simpósio Missiológico Internacional do CAM6, realizado de 24 a 26 de outubro, em Montreal, Canadá. O evento, organizado pela Conferência Episcopal Porto-Riquenha, reuniu bispos, padres, religiosos e religiosas de todo o mundo.
O simpósio teve como objetivo desenvolver uma abordagem bíblico-teológica da pneumatologia da missão, de modo que, a partir da consideração do protagonismo do Espírito Santo, seja possível abordar o fundamento trinitário e eclesiológico da missão.
Organizada em três eixos: conteúdo teológico, testemunho missionários e espiritualidade, o simpósio abordou temas como missiologia, sinodalidade, interculturalidade, inter-relacionalidade e discernimento. No primeiro dia, os participantes dialogaram sobre o caminho do CAM6 Porto Rico e as introduções teológicas e metodológicas do Simpósio. Já no segundo dia, o foco se voltou para as reflexões do tema e iluminação bíblica. No último dia, os participantes refletiram sobre a missiologia a partir das experiências missionárias. Na ocasião, a secretaria executiva da REPAM partilhou o caminho da animação missionária da REPAM.
Mensagem do Papa Francisco
Em saudação enviada aos participantes do simpósio, o Papa Francisco afirmou “vá em frente, mova-se; mas tenha cuidado, para seguir em frente você precisa ter raízes, internas e externas, avançar; mas com raízes.” Assista no vídeo:
Comitiva do Brasil no Simpósio
Participam também, pelo Brasil, a diretora das POM do Brasil, Ir. Regina da Costa Pedro, o assessor da Comissão Missionária da CNBB, Pe. Tiago Camargo, e os colaboradores do CELAM, Padre Estêvão Raschietti e Pe. Fábio.
Fonte: REPAM-Brasil