Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a situação da fome na Amazônia, avaliar suas causas e efeitos e apoiar e promover as possíveis ações de solidariedade transformadora foi produzido o subsídio “Fraternidade e Fome na Amazônia”. Organizado pelas Edições CNBB, a publicação que compõe o conjunto de materiais de apoio e reflexão sobre a Campanha da Fraternidade de 2023 acolhe o chamado da Exortação Apostólica Querida Amazônia, do papa Francisco.
“A intenção deste material foi aproximar o convite e a proposta da CF 2023, tendo como horizonte/referência a realidade da Amazônia e de seus povos”, afirmou Humberto Contreras, doutor em educação e especialista que contribui com processos de formação pela Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA), organizador do material. Segundo Contreras, a proposta do material não se restringe à reflexão apenas de quem está na Amazônia. “Ultrapassa as ‘fronteiras’ da Amazônia e convida-nos, independentemente do lugar de residência no país, a ser irmãos e irmãs que sentem e defendem sua Querida irmã”, completou.
Em sintonia com o texto-base da Campanha da Fraternidade – 2023, o subsídio está organizado em cinco encontros que pretendem apoiar o processo metodológico de ver, iluminar e agir desde a realidade da fome e da solidariedade alimentar na Amazônia e de seus povos. De acordo com Humberto, cada encontro está organizado em 3 partes que, segundo ele, poderão ser realizadas a partir de diferentes metodologias a serem escolhidas pelas pessoas que irão mediar os encontros, considerando fatores de ambiência, número de pessoas, idade, contextos, entre outros.
De acordo com Contreras, o subsídio foi preparado com a intenção de “sensibilizarmo-nos sobre a situação da fome na Amazônia, na denúncia de suas causas e efeitos, e no anúncio dos sonhos (Querida Amazônia) possíveis de solidariedade alimentar, construídos desde as iniciativas que já acontecem e que podem acontecer”. Ainda, segundo ele, “o material não se esgota no tempo da Quaresma e pode ser utilizado em outras pautas, considerando que o tema “Fraternidade e Fome” é uma demanda social permanente”, concluiu Humberto.
Conhecendo o subsídio Fraternidade e Fome na Amazônia
O material contém 5 encontros de reflexão:
- Encontro nº 1: Conhecemos a Amazônia?
- Encontro nº 2: O que está acontecendo em nossa Casa Amazônia?
- Encontro nº 3: A fome na Amazônia: tudo está interligado.
- Encontro nº 4: Práticas de solidariedade alimentar na Amazônia.
- Encontro nº 5: O convite para ser guardiãs e guardiões da Amazônia.
Para dinamizar a reflexão, cada encontro está dividido em 3 partes:
- Parte 1: Nhanderekó-há (Ver): Nesta parte, introduz-se o tema do encontro, sugere-se uma questão inicial para inquietar aos participantes a sistematizarem resposta/s e um gesto concreto, a modo de síntese da experiência de “ver” pessoal e grupal.
- Parte 2: Samaúma (Iluminar): Nesta parte, apresentam-se inicialmente ideias dos documentos eclesiais/pastorais (entre eles, o texto-base da CF 2023) e/ou saberes dos povos tradicionais como “iluminadores” para refletir e discernir sobre o conteúdo da síntese realizada na parte 1. Na sequência, registra-se uma frase, oração, poema, música e/ou outro como sugestão para favorecer um momento de espiritualidade com sabor amazônico.
- Parte 3: Cesta e ciranda (Agir): Nesta parte, apresentam-se experiências de Bem viver realizadas na região amazônica e que podem nos inspirar a entrar na “ciranda” dos objetivos específicos da CF 2023 e mobilizar práticas educomunicativas que sensibilizem outras pessoas sobre o assunto discutido nos encontros.
O subsídio pode ser adquirido pelo site das Edições CNBB.