Deputados da Comissão de Integração Nacional e Amazônia (Cindra) se reuniram, nesta quinta-feira (8), para debater o programa “Abrace o Marajó”. O encontro realizado a pedido da Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM-Brasil) e da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu cerca de 80 pessoas na sede da CNBB, em Belém.
Representantes de movimentos sociais de Soure, Salvaterra, Portel, Melgaço, Breves, entre outras cidades, do Ministério Público do Estado, da UFPA e do Governo do Pará participaram do diálogo. Pela REPAM-Brasil, participou o bispo da Prelazia de Marajó e presidente da Rede, Dom Evaristo Pascoal Spengler.
Ao final do encontro, será elaborado um documento com um diagnóstico do programa e propostas que serão encaminhadas dentro da Cindra e apresentados também à Coordenação da Equipe de Transição do Governo Federal.
Ao O Liberal, a deputada federal Vivi Reis, que acompanha em Belém o presidente da Cindra, o deputado João Daniel, informou que a Comissão busca elementos qualitativos para a revogação do programa Abrace o Marajó. A deputada aponta três elementos problemáticos na concepção do programa: não escuta dos movimentos sociais e das comunidades; caráter eleitoreiro; e a falta de orçamento.
A programação segue até esta sexta-feira (9) com um encontro na Paróquia Menino Deus, no bairro Centro, em Soure, no Marajó.
Fonte: REPAM-Brasil