Com o objetivo de celebrar e fazer memória do Documento de Santarém, que há 50 anos (1972) traçou linhas pastorais importantes para a missão da Igreja na Amazônia, foi realizado entre 6 e 9 de junho o IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, no Seminário São Pio X, em Santarém (PA).
A atividade reuniu cerca de 100 pessoas, entre elas: cardeais, bispos, presbíteros, religiosos, religiosas, leigos e leigas que atuam no bioma amazônico. Estiveram presentes o arcebispo de Manaus e presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CNBB), Cardeal Leonardo Ulrich Steiner; o arcebispo de Huancayo (Peru), presidente da Conferência Eclesial da Amazônia e da Rede Eclesial Pan-Amazônica, Cardeal Pedro Barreto; e a presidente da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro.
Ao final do encontro, os participantes lançaram um novo documento “Documento de Santarém 50 anos: Gratidão e Profecia”. No novo texto, as diretrizes e prioridades elaboradas há 50 anos para a evangelização na Amazônia são atualizadas à luz do Sínodo para a Amazônia.